domingo, 7 de abril de 2013

CRÔNICA AOS GESTORES DO PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR 2012 E EQUIPE DE ORGANIZAÇÃO DO INTERCÂMBIO


CRÔNICA AOS GESTORES DO PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR  2012 E  EQUIPE DE ORGANIZAÇÃO DO INTERCÂMBIO 

SONHAR É MAIS QUE UM SONHO

           Ah! Quantos sonhos! E eles vêm dos caminhos do real. Aquele que você quase pega e afaga. Você sente como se fosse real.
Sonhar com o novo, com o novo e belo. A busca da felicidade passa pela utopia. Se for impossível, que seja. É sempre bom buscar o impossível, pois afinal, descobrimos que, quando confiamos e acreditamos as coisas se tornam possíveis. E nós somos prova disso. Afinal, fomos escolhidos como os melhores gestores do Brasil! Quanto orgulho sentimos!

Quando debruçamos nosso olhar sobre tudo que aconteceu durante esta viagem de intercâmbio, iremos compreender o quanto a mesma veio de encontro aos nossos anseios e expectativas na educação pública. Onde o conhecimento não significa apenas o que já temos ou sabemos, mas o que estamos prontos a receber, DAR e aprender. E quantas coisas aprendemos, e entre elas, fazermos amigos... Conviver com as diferenças. Respeitar uns aos outros... Esse foi um grande aprendizado para nossas vidas.
Quando a Joyce do CONSED enviou os e-mails a todos os diretores premiados, dando-lhe as boas vinda a este “novo grupo” que se formava, ela estava ali na verdade, dando seu veredicto para um GRUPO DE SUCESSO. Reafirmando a força e essência que cada um possui para chegar até essa conquista. E quanta alegria sentimos. Não por sermos considerados os melhores, mas, por termos conseguido fazer a diferença em nossas escolas.  Quando fomos convocados a dar os primeiros passos para a realização desta viagem, sabíamos ali, que estávamos tirando o passaporte para um novo mundo, não somente para outro país, mas, para uma nova dimensão em nossa vida profissional. E esse passaporte tem um carimbo de SUCESSO. Tem as digitais da competência. Tem a identidade de um EDUCADOR. E o que é melhor, não tem prazo para se vencer. Pois permanecerá com a validade até o dia em que continuarmos acreditando na educação.   E assim, seguimos nossa viagem. 
Lembro bem como foi nosso encontro. Euforia, agitação, alegria, mas, também medo, insegurança, desconfiança, incertezas, de como seria a nossa recepção em um mundo estrangeiro. Foi aí que encontramos anjos da guarda para nos ajudar. Estrelas para nos guiar. Mães para nos acolher. Braços para nos sustentar. E assim, fomos estabelecendo laços de amizade e carinho uns com os outros. Anjo Joyce, que com sua doçura nos transmitia segurança e confiança em suas palavras. Estrela Márcia que iluminou nosso caminho facilitando a nossa entrada em outro país, que nos orientou e tirou nossas dúvidas em relação a nossas bagagens. Mãe Lúcia Mandel, que com um amor maternal conseguiu nos embalar na doce tranquilidade de uma boa estadia, que nos ajudou a atravessar um dos momentos mais difíceis, a chegada em terra estrangeira. Jamais esqueceremos aquele momento... Como uma mãe, ia à frente sempre protegendo seus filhos. Foi uma segurança importantíssima naquele momento. Mas, também não podemos esquecer os braços. Sim, eles foram nosso apoio. Nosso sustentáculo. Nossa força. Cada diretor tornou um braço um do outro, um apoio que podíamos contar nos momentos de dúvidas e incertezas. Ali se formou uma grande família. E que como todas as famílias, tivemos os momentos de tristezas e alegrias... mas, sempre juntos. 
Vânia, como esquecê-la. Uma figura que brilha a quilômetros de distância. Seu jeito espontâneo de ser, suas maquiagens brilhosas, sua sofisticação de mulher, mas, o mais importante, sua alegria e descontração de quem estar de bem com a vida, sem estar nem aí com o preço..... O importante é ser feliz.... e dessa forma, nos fez felizes também.
Vanda, mulher de fibra. Com sua voz meiga e educada, transmitiu uma serenidade capaz de irradiar amor e felicidade a todos em sua volta. Durante suas conversas, deixou claro, seu grande compromisso com a educação de qualidade. Vibrou com cada detalhe. Na verdade, conseguiu ser uma grande companheira de viagem. 
Baiana, assim ficou conhecida por nós, demonstrou ser uma grande guerreira, lutadora, amiga e companheira.  Sua simplicidade e sinceridade foram marca registradas em suas ações. É disso que o mundo precisa, de gente forte e batalhadora. Mesmo com todas as crises que se levantaram durante o seu percurso, não baixou sua cabeça e conseguiu dar a volta por cima. E o que é a Educação? Se não uma história de lutas e desafios... 
Robson, esse fez história de sucesso. Com seu porte de fotógrafo, foi logo se encarregando de chamar atenção com seus flashes.  Foi filmando nossos momentos de glória, e descontraindo a mulherada com seu bom humor. Era a dose certa que não podia faltar em uma viagem como essa. Amigo, companheiro, irmão, camarada, uma celebridade da diversão em nossos passeios. Deixou-nos grandes lições, principalmente, o de manter a calma nos momentos de conflitos. Aprendi a receita, amigo.
Não poderíamos também esquecer, dos momentos descontraídos, onde tivemos o belo desempenho de quem diria, da Nilva, com sua dança brasileira. Assim, todos se envolveram no ritmo e afloraram um pouco a leveza que há na alma. Seu jeito alegre de dizer as verdades foi a dose certa para as horas incertas. Assim, revelou a magnitude sublime de alguém guiada por Deus.
E falando de alma, relembramos a chegada do Ivan, que carregado de sentimentos de angústias, externava a todos, sua decepção de não ter conseguido realizar suas compras. Mas, para nossa alegria, Deus preparou uma grande oportunidade em Washington, nos seus últimos momentos de viagem, e ainda preparou uma modelo especial para experimentar as roupas para sua esposa querida: A Kelly, que grande figura esta. De um jeito simples e amigo, conseguiu contornar toda a situação. É Ivan, esta história marcou nossos momentos de amizade e cumplicidade. Foi aí que percebi quão grande são os amigos. E como é bom quando o grupo se preocupa com o bem estar coletivo. Em pouco tempo, estava você Ivan, de mala nova, recheada de presentes.   E, como brinde.... ganhou o troféu de GESTOR DO ANO. Escola Referência Nacional... É assim mesmo. Deus nos surpreende.
 Falando de bons sentimentos, relembramos agora, de um momento singular, onde no último dia da viagem, após todos os desabafos realizados no Seminário de Avaliação em Washington, enquanto entravámos no ônibus rumo ao jantar de despedidas, fomos tocados pela sinceridade espontânea de uma oração de agradecimento pela excelente viagem, e um bom retorno ao grupo. Que emoção aquele momento. Sentimo-nos agradecidos por tudo. Estavam todos bem. Essa foi uma grande vitória para todos.  
Quando pensávamos ter aprendido o suficiente, encontramos verdadeiras lições de vida apresentadas pelos grupos que tinham realizado intercâmbio em cada local diferente. Foi uma palavra aqui, uma experiência ali, um depoimento acolá, enfim, percebemos a diversidade de riquezas e conhecimentos que cada um expressou em suas falas. Aprendemos nesta oportunidade, o quanto somos eternos aprendizes da vida, e o quanto crescemos quando estamos em grupo.  Valeu a pena ouvir cada palavra, cada desabafo, cada conhecimento adquirido. Fez parte do crescimento.
Assim, aprendemos a respeitar a tão falada “Cultura americana” que tanto nos foi ensinado.... A compreendermos algumas expressões de destaques: “Thanks, excuse me, how are you...” A comer salada em vez do tradicional feijão com arroz, a receber um aperto de mão, em vez de um abraço caloroso de acolhida. A engolir as palavras, enquanto os outros falavam por nós. Enfim, aprendemos que somos capazes de vencer os desafios, por maiores que eles se apresentem. 
Descobrimos na trajetória dessa viagem, que precisamos alargar nossa visão de mundo, extrapolar as fronteiras de nossos “muros”, e correr em busca do sucesso que está para cada um de nós. Somos capazes sim. A força, o talento, a competência, o dinamismo, a criatividade, está dentro de cada um nós. E isso, não podemos deixar morrer. Temos que continuar o intercâmbio de experiências novas, para que a cada dia, venhamos a ter novos sucessos. O ciclo da amizade continua...
Epa, enquanto meditava nestas palavras, relembro umas risadas. Risadas que eu conheço. São as risadas de Gorete. E estas risadas não perderam o selo de garantia. São também da Vanessa, da Cristina, da Klenes, e tantas colegas, que com a sua presença abrilhantaram esta viagem. Perguntei a todos o motivo de tanta felicidade. E elas responderam em tom de canto: é por que estamos chegando a conclusão que é possível sim fazermos uma educação melhor a partir desta experiência. O passar do tempo não será capaz de destruir os verdadeiros ensinamentos que tivemos aqui. Continuaremos firmes e prontos... pro que der e vier...
Olha lá... eis que vejo agora,  a equipe do CONSED, da Embaixada Americana, da American Councils,  cercada de professores, diretores e educadores fazendo a educação. Vivências. É a vivência do barco. Pra lá e pra cá. Pra lá e pra cá. E eles não estão sozinhos, pois ao seu lado, estão todas as escolas participantes do Prêmio Gestão Escolar 2012, que acreditaram nos seus trabalhos, e enviaram as suas histórias. Histórias de sucesso em cada pedaço deste Brasil. Este é o barco do futuro, do progresso e da evolução deste país, que ainda esta na fase inicial do rio, remando para atravessar o mar encapelado da vida e do descaso educacional. É hora de levantar o nosso time. Um time de 25 jogadores que fizeram o gol da vitória. 
Ah! Mas eu soube que no fim dessa viagem, ao retornar para nossas escolas, seria realizado um torneio. Era o torneio denominado “Salve a Educação”. Então eu descobri um bom time, um ótimo time: Jaelson, irmão Zé, Francisca, Ivonilde e tantas outras que fazem parte desta equipe. O time não tinha reservas. Ana Lúcia  era a levantadora das ações, já que está tão bem localizada no país. Ivonete, no rebote, defendia a educação, enquanto a Soleni, a pivô, articulava as demais a continuarem a luta. Sandra, coletivamente, fazia o transformar-se transformando. Emiliene, Magnólia e Geanne assistiam euforicamente a tudo, torcendo para que as escolas dos bairros mais carentes fossem vistas com um novo olhar. Vibravam a cada discussão, tendo a Márcia como chefe da torcida organizada que, segurando uma bandeira branca, incentivava a todos os gestores a se apossarem dos conhecimentos legais para fazerem jus a educação de qualidade.
E a equipe foi campeã! Agora era a vez da comemoração. A vez da descontração, da alegria. Do encerramento de uma viagem proveitosa e exitosa, no sentido amplo de um novo enriquecimento, que ninguém poderá tirar. Pois está impregnada em nossos pensamentos e lembranças.
Eis que vejo de repente, olhando para o céu, a Aurilene, contemplando o belo da Chegada, juntamente com os colegas. Além de observarem o belo, refletiam profundamente como continuar a enfrentar a realidade tão difícil de sua profissão. Eis, o sempre “eis de repente”. E eis que de repente ouço, pelos Programas de Televisão, o grupo de gestores que participaram do Programa de Intercâmbio nos EUA – com um novo discurso: O discurso de que “eu posso, eu quero e eu vou colocar em prática tudo o que aprendi”. Foi o tão falado, elo da motivação estudado no Seminário de Liderança. 
As crianças do nosso Brasil mandam dizer nesta hora que a vida se desenvolve onde há luz... Que haverá uma época, não muito distante, de muita luta e agitação, em que uma geração idealista e consciente buscará, com todas as forças, mudar o quadro da nossa EDUCAÇÃO, e nesse dia você vai estar lá, e eu também quero e vou estar. Serão dias de alegria, pois será um NOVO TEMPO.
Quando acordei, o sonho continuou. Continua, e vai continuar porque agente não pode parar. Sonhar é mais que um sonho, e a vida é pra gente viver, com carinho, ternura, dignidade, e como dizia o poeta e cantor: “E A VIDA SERÁ BEM MELHOR....”
Parabéns a todos que fizeram parte desta história de sucesso! Vocês sempre serão as estrelas desse universo chamado: EDUCAÇÃO! E que as dificuldades, nunca apaguem o brilho que há em cada um de vocês....
Saudades dessa CONSTELAÇÃO!
                Autora: Fátima Holanda!

4 comentários:

  1. Amiga, Fiquei emocionada com a sua sensibilidade e magia, fazendo nossos corações se encherem de alegria e saudades.... Você é uma mulher de sucesso! Que consigamos seguir transformando sonhos em realidade.....

    Um grande abraço!
    Soleni

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Essa sensibilidade de perceber as pequenas nuances, os pequenos gestos, sentidos aflorados, talvez seja essa a receita do sucesso..não sei...Vcs são vencedores!!!

    ResponderExcluir
  3. Fátima, depois três anos, você conseguiu colocar no papel tantas palavras de alegrias recheadas de grandes emoções. Amiga, você conseguiu lembrar de muitos detalhes dos nossos amigos e amigas que meu coração se encheu de muitas saudades!!
    Você é assim, um sonho de pessoa, por isso venceu e sua escola ganhou, e seus alunos tiveram a sorte de te-la como grande gestora!! Fica com Deus querida amiga!!!

    ResponderExcluir
  4. Fátima, depois três anos, você conseguiu colocar no papel tantas palavras de alegrias recheadas de grandes emoções. Amiga, você conseguiu lembrar de muitos detalhes dos nossos amigos e amigas que meu coração se encheu de muitas saudades!!
    Você é assim, um sonho de pessoa, por isso venceu e sua escola ganhou, e seus alunos tiveram a sorte de te-la como grande gestora!! Fica com Deus querida amiga!!!

    ResponderExcluir