No dia 16 de Abril de 2013, das
13:00h às 17:30h realizou-se no Laboratório de Informática Educacional da
E.E.E.F. Rocha Pombo localizada no
Município de Nova Brasilândia D’ Oeste/RO a Oficina de Divulgação e
Apropriação dos Resultados do SAERO(Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia) 2012 mediada pelos professores do grupo SAERO na escola( diretora Marcia, supervisora Sandra, professores Claudemir, Rosemeire e Mario) .
Contado com a participação de 28 pessoas, entre elas, professores de 1º ao 9º
ano do Ensino Fundamental, equipe gestora e pedagógica da escola e alguns
monitores do Programa Mais Educação. Ao iniciarmos a oficina, realizamos a
apresentação dos professores que estão sendo capacitados pela SEDUC/CAED para divulgarem
e trabalharem as avaliações em larga escala com os demais profissionais da
escola e colocamos a importância da participação de todos nesta oficina que
está sendo realizada em todas as escola Estaduais de Rondônia. Apresentamos o
vídeo sobre o SAERO que hoje é uma referência para a educação do Estado de
Rondônia, nele o Governador do Estado Confúcio Moura falou sobre o Novo Sistema
de Avaliação Educacional implantado em Rondônia, o SAERO. A Secretária de Educação
Fátima Luz comentou sobre a Avaliação Estadual tendo o intuito de prestar
contas à comunidade interna e externa, e gerar melhoria nos serviços oferecidos
pelas escolas, pela coordenação de educação e pela Secretaria Estadual. Após o
vídeo foi apresentado em Slide os passos que a oficina seguiria e assim, foi proposta
a 1ª atividade “Conhecendo o SAERO” para promover a discussão sobre a importância
do sistema avaliativo na escola e no Estado, com a exposição de
questionamentos, através de cartazes onde cada participante após ter lido a
revista do sistema pode dar a sua contribuição fixando-a no mural de opiniões, que
foi lido e discutido por todos. Os tutores dividiram os participantes em grupo
por ano escolar e disciplinas para realizar a 2ª atividade com o objetivo de
analisar os resultados de proficiência média e de participação do SAERO no ano
de 2012. Após a leitura das revistas pedagógicas e discussão no grupo ocorreu a
socialização dos dados referente às disciplinas de português e matemática,
classificando os níveis da escola em abaixo do básico, básico, adequado e
avançado. Foi falado também que muitos alunos foram prejudicados em relação ao
pouco tempo de 2:30h para resolução da
prova e preenchimento do questionário e gabarito. Em seguida a equipe Gestora da Escola
ofereceu um coffee break aos participantes com direito a sorteio de brindes. Antes
de iniciar a 3º atividade o professor de matemática Mario esclareceu sobre a
escala de proficiência, então foi proposto uma atividade para interpretar pedagogicamente
os resultados por meio da escala de proficiência. Cada grupo com uma tabela de
escala fez o cálculo de quantos dos seus alunos ficaram em cada nível. Foi
elaborado um quadro de intervenções de 1º ao 5º e outro de 6º ao 9ºano com
ações a serem realizadas pelos professores em sala de aula para baixar o
percentual de alunos no nível abaixo do básico. Foi discutido sobre o que a
escola esta fazendo para melhorar a qualidade de ensino desses alunos e os
resultados das avaliações do SAERO. Discutiu-se também sobre os alunos com
deficiência intelectual sem laudo que tem dificuldade de aprendizagem podendo
influenciar no resultado. Esse quadro ficará exposto na sala dos professores
para conhecimento de todos e execução das ações. Na 4ª atividade analisamos os
resultados dos estudantes em cada padrão de desempenho, os professores se
reuniram novamente com seus grupos para debater o assunto, referente aos alunos
abaixo do básico, qual percentual de alunos que correm risco de evasão? E por que
isso acontece na escola? Foram citados vários fatores entre eles: o sócio
econômico e cultural, alunos com deficiência intelectual sem comprovação médica,
abandono intelectual dos pais, falta de transporte para os alunos freqüentarem
Programa Mais Educação e o reforço de 1º ao 5º e ano a falta de reforço de 6º
ao 9º ano que a Lei Estadual 680/2012 não assegura, entre outros fatores. Foi
elaborado outros quadros de intervenções de 1º ao 5º e de 6º ao 9º ano com
ações a serem realizadas pela escola e professores para avançar os estudantes
do nível básico para o adequado, do adequado para o avançado e para manter
esses os alunos que estão no avançado. O tema foi debatido nos grupos por
alguns minutos, foi lembrado aos professores de 1º ao 9º ano colocar nas ações
trabalhar os descritores com os estudantes de todos os anos escolares, cada
professor na sua disciplina escreveu suas ações do básico, adequado e avançado
e colou no quadro de intervenções. O tutor Claudemir fez o encerramento da
oficina e salientou que as ações planejadas devem ser trabalhadas e colocadas
no plano de ação, para que não fiquem no papel e possam trazer os resultados
esperados. Para finalizar a diretora Marcia em nome dos tutores, agradeceu a
participação de todos. Acreditamos que
com este trabalho desenvolvido na escola, os resultados alcançados com as
avaliações em larga escala, tanto SAERO, quanto IDEB sejam melhores a cada ano,
através das ações que serão desenvolvidas na escola proposta durante a oficina.
Podemos concluir que a oficina foi realizada com sucesso, onde todos os
participantes se empenharam em realizar as atividades propostas, cumpriram
todas as etapas previstas pelos tutores, tiveram a oportunidade de tirar suas
dúvidas, ter conhecimento a respeito dos níveis que a escola se encontra e
formular um plano de intervenção para a melhoria dos índices apresentados, já
que o SAERO é uma avaliação de larga escala que vem para somar as políticas
públicas, com a finalidade de detectar deficiências, e promover orientação,
planejamento e intervenção, objetivando uma educação de excelência.
ABERTURA DA OFICINA
VÍDEO SOBRE O SAERO
FALA DO GOVERNADOR
FALA DA SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO
FALA DA GERENTE DE AVALIAÇÃO E ESTATÍSTICA
ATIVIDADES DA OFICINA
COFFEE-BREAK
ENTREGA DE BRINDES
ENTREGA DE BRINDES
PLANO DE INTERVENÇÕES 2013
GRUPO SAERO NA ESCOLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário