HISTÓRICO

  A Escola Estadual de Ensino Fundamental Rocha Pombo que completou este ano 26 anos de existência, localiza – se no município de Nova Brasilândia D´Oeste – RO, a Rua Riachuelo nº 4282, com Decreto de Criação Nº 4.158 de 05/05/89.  É inscrita no CNPJ nº 01.658.288/0001-59 está sob jurisdição da SEDUC inscrita no CNPJ nº 04.564.530/0001-13 e tem como entidade mantenedora o Governo do Estado de Rondônia e tendo este nome em homenagem ao jornalista, historiador político, professor e escritor brasileiro José Francisco da Rocha Pombo.
Atualmente funciona com 10 turmas nos turnos matutino (274 alunos) e 10 turmas vespertino (252 alunos), com a educação básica, ensino fundamental de 09 anos de 1º ao 9º ano, Classes de Aceleração da Aprendizagem  II e Educação Especial Inclusiva, incluindo uma sala de recurso (espaço improvisado) e uma sala para Classe de Aceleração da Aprendizagem (CAA) também com (espaço improvisado). Adota a linha pedagógica Construtivista com a proposta de dar prioridade aos conhecimentos que a criança traz consigo, buscando fazer com que esses saberes sejam aprofundados, reconstruídos em diferentes momentos e de diversas formas. O professor tem o papel de coordenar as atividades, perceber como cada aluno se desenvolve e propor situações de aprendizagem expressivas. A informação e o conteúdo são fundamentais, mas o processo pelo qual o aluno chega a eles e como estabelece relações e comparações é o mais importante. Dessa maneira, a escola acredita que formam crianças mais críticas, opinativas e investigativas.
 Compõe nosso quadro de lotação 53 (cinqüenta e três) servidores, sendo que 22 são professores graduados e em torno de 98% com pós graduação, todos contratados através de concurso público e direção eleita no mês de novembro de 2011 democraticamente através do voto, com um índice de 97,26% dos votos.
Atualmente, muitas ações já conseguimos realizar, grandes avanços tivemos nos últimos anos,  depois de um trabalho árduo em equipe, muitos  pontos fortes podemos destacar: escola limpa, organizada fisicamente e financeiramente, servidores motivados e comprometidos com a educação, elevação do índice de aprovação e do IDEB, diminuição do índice de evasão e de distorção idade série, grande número de pais procurando a escola para realizar matrículas pela qualidade do ensino oferecido, pela ordem,  disciplina, por a escola ter ficado em 1º lugar no IDEB municipal e 2º lugar no IDEB Estadual e por ser muito bem comentada pela comunidade sobre os diversos prêmios conquistados e ações desenvolvidas deste o ano de 2009 (1º Lugar estadual Prêmio Construindo a Nação SESI/FIERO em 2010 e 3º Lugar em 2011, classificação no Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar em 2010(6ºLUGAR) e 2011(2º LUGAR), Titulo de Escola Construtora do Saber pelo IDEB alcançado, homenagem na Assembléia Legislativa do Estado também pelo IDEB, 2º lugar Estadual na Copa Xadrez, Selo Escola Solidária 2009 e 2011, diversos projetos desenvolvidos, PROERD, valorização dos profissionais, alunos e pais, enfim, escola preocupada com a qualidade da educação e que a cada ano vem se superando.
O ensino é ministrado com base nos princípios de: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; valorização do profissional da educação escolar, através de formação continuada, seminários e do projeto “Valorizando, Integrando e Participando” etc; gestão democrática; garantia de padrão de qualidade; valorização da experiência extra-escolar; educação integral com o Mais Educação, vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Destacamos também como ponto forte a democracia em nossa escola, a responsabilidade, a solidariedade, a integração, pois preocupa-se não só com o ensino sistematizado, mas também com a formação integral do aluno e o exercício da cidadania. Portanto, oportunizamos aos alunos vivenciar através de atividades e projetos aquilo que faz parte do seu contexto sócio-cultural-real. As ações desenvolvidas, ao mesmo tempo que estimulam a participação dos alunos nas aulas e na busca de solução de problemas sociais, refletem positivamente no rendimento escolar e na diminuição da taxa de evasão.
Concretiza sua função social no fazer pedagógico, pautada nas linhas básicas do Projeto Político Pedagógico: A construção de um ambiente escolar onde todos buscam aprender e vivenciar valores como respeito, solidariedade humana, amizade, diferenças culturais  e compreensão com os projetos: No que sou Bom e  Diversidade é Beleza.
O Projeto Político Pedagógico representa um instrumento político, cultural e científico decorrente da construção coletiva, alunos, comunidade, professores e demais servidores da escola, desde 18/06/2003 e que vem sendo revisto anualmente com finalidade de avaliar e reprogramar os seguintes aspectos da vida escolar: Ambiente físico, espírito de equipe, prática pedagógica, gestão escolar, qualidade dos serviços administrativos e de ensino, limpeza de modo geral, grau de satisfação dos alunos, pais e comunidade. Consta no PPE três principais pontos que sempre é revisto: A  proposta curricular da escola que estabelece o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos.  Contempla também formação dos professores e a maneira como a equipe vai se organizar para cumprir as necessidades originadas pelas intenções educativas. E por fim a gestão administrativa - Que tem como função principal viabilizar o que for necessário para que os demais pontos funcionem dentro da construção da "escola que se quer".

3 comentários:

  1. essa escola é muito legal estudo no 5 ano meu nome é talia sou empreguete kkk

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  2. essa escola e super legal eu estudo no 6ª ano A e me adapitei muito

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  3. Está escola me marcou muito que saudade ,minha professora era está de cabelo branco curto .

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