Justificativa
A Copa
do Mundo da FIFA está acontecendo no Brasil neste ano de 2014, envolve a todos os
brasileiros causando comoção nacional, promovendo ações políticas, econômicas e
sociais que evocam a necessidade de um posicionamento crítico-reflexivo para
que nossas ações não sejam conduzidas por visões ideológicas inconsistentes e
enganosas e para que possamos nos posicionar, de forma consciente, sobre o
evento e as dimensões que engloba. Chegou a hora de mostrar ao mundo o Brasil
feito por brasileiros. Motivo de exaltação dentro de campo, o país brilha
também fora dele. A riqueza presente nos quatro cantos do país produz uma diversidade cultural que impressiona os milhares de turistas que recebemos durante todo o ano.
E
se cada região guarda suas particularidades, uma característica que predomina
em toda a população e a receptividade. E é com essa qualidade que faremos
juntos a melhor Copa do Mundo da história, mostrando que o potencial brasileiro
vai além das quatro linhas de um estádio de futebol.
Sendo
a “Copa do Mundo” o maior evento em número de espectadores, que abrange do
local ao global, onde milhões de pessoas de uma grande diversidade vivem uma
mesma emoção. Portanto, faz-se necessário, a partir desse evento, que nós
educadores, despertemos para as riquezas pedagógicas a serem exploradas por
todas as disciplinas, refletindo sobre o evento Copa do Mundo na dimensão
política, social e cultural, visando construir um olhar crítico e compreender
as contradições existentes em nossa atual sociedade.
É igualmente necessário que nossos estudantes e, de modo mais amplo, a
sociedade em geral, reflitam sobre as atividades esportivas nas várias
modalidades e que repensem os valores e conceitos cognitivos implícitos nessas
práticas. Esse exercício de reflexões-críticas contribuirá para uma formação
emancipadora e integral da sociedade em geral do nosso país realizando este
evento Mundial ,que é a Copa do Mundo.
Objetivos
Ø Produzir
uma linha do tempo mostrando toda a história das Copas do Mundo desde 1930 a
2014.
Ø Conhecer
a história do futebol e seu significado para o povo brasileiro.
Ø Conhecer
e valorizar as diversas culturas;
Ø
Identificar
as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
Ø
Conhecer
a moeda principal de cada país participante da Copa do Mundo 2014.
Ø
Adquirir
uma tabela dos jogos em todas as chaves para acompanhar os resultados .
Ø
Identificar
a história de cada cidade e estádio sede dos jogos que será realizada a Copa do
Mundo no Brasil?
Ø
Abordar
valores e aspectos que são importantes dentro e fora de campo como:(ética,
respeito, dedicação, companheirismo, regras, extinção do preconceito racial,
entre outros;
Ø Observar
e analisar, no meio ambiente, as mudanças ocorridas em função da Copa do Mundo no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário