terça-feira, 3 de dezembro de 2013

HISTÓRICO DE INTERAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE AO LONGO DOS ANOS


HISTÓRICO
A escola recebeu o nome de Rocha Pombo no então Governo de Ângelo Angelim no dia 11 de maio de 1986 em homenagem ao jornalista, historiador politico, professor e escritor brasileiro José Francisco da Rocha Pombo – que nasceu em Moretes/PR em 04 de dezembro de 1857 filho de Manoel Francisco Pombo e de Angélica da Rocha. Rocha Pombo foi um ardoroso abolicionista e republicano, fundador do primeiro jornal na província de Natal “O povo” em 1879, em suas paginas divulgava idéias sobre abolição e república. Eleito deputado transfere-se para a Corte, onde leciona no Colégio Pedro II e Escola Normal, publicou várias obras dentre elas: Nossa Pátria, História Universal, dicionários de sinônimos da Língua Portuguesa e um romance “O hospício”. Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras no ano em que faleceu, ou seja, no dia 26 de julho de 1933.
     A Escola Estadual de Ensino Fundamental Rocha Pombo, está localizada à Rua Riachuelo nº 4282, setor 15, município de Nova Brasilândia D’Oeste. Foi criada para atender as necessidades da comunidade local que se encontrava em crescimento devido o êxodo das famílias que buscavam a apropriação de terras devolutas quando nosso município ainda era um distrito da cidade de Presidente Médici-RO.
Criada pelo Decreto Estadual nº 3180 de 10-02-87 como Escola Estadual de 1º grau Rocha Pombo. Iniciou seu funcionamento com demandas do Pré - Escolar, Ensino Especial, Fundamental de 1ª à 8ª séries e Ensino Médio Profissionalizante - Habilitação de Magistério. No ano de 1989 através do Decreto 4158 passou a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º Graus Rocha Pombo e foi autorizada a funcionar pela Resolução 053/90 - CEE/RO. A partir desta data a cada quatro anos é solicitada a prorrogação do processo de autorização de funcionamento (através dos documentos: Parecer 082/95/CEE/RO; Resolução 029/99/CEE/RO; Portaria nº 0739/04/GAB/SEDUC/RO). 
As imagens a seguir retrata um pouco da realidade vivenciada pela Escola ao longo dos anos. 

Funcionários da escola 1990
  
Equipe de trabalho 1989

Desfile Sete de Setembro 1988

Apresentação folclórica  Agosto de 1987

Desfile Descobrimento do Brasil Abril de 1990
 

Desfile desportivo 1992

Desfile Sete de Setembro 1993

Apresentação Dia do Índio 1993
 

Entrega da Reforma da Escola 1994
 
Reunião de pais 1995
 

Sala dos professores 1991
 

Dia do estudante 1991

 Primeiro Fogão da Escola 1986
 

Gincana escolar 1990

Formatura 1996
 

Homenagem as mães 1998

 jogos com os pais 2002 
 

Diretora visita sala de aula 1999
 

Gincana com os pais 2001

Visita dos alunos e professores a Usina Hidrelétrica de Samuel 2004

Comemoração ao dia das crianças 1992

 Reunião de pais 1995

Reunião com pais 2002

Palestra 2007 

Reunião de pais 2007

Dias atuais





ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS NO ANO DE 2013

PROJETO BOLACHAS SONHO DOCE

Para dar abertura ao projeto os alunos participaram de uma palestra sobre o, liderança, atitude e habilidades empreendedoras. Após terem realizado uma pesquisa de mercado em seu bairro, sua comunidade e com os resultados da pesquisa em mãos se reuniram em grupos para iniciar a constituição de sua empresa fictícia, porém com características 100% reais. Esse projeto foi desenvolvido em uma turma do 9º ano e ficou em primeiro lugar no seminário "Minha Escola Usa o LIE", na categoria anos finais do Ensino Fundamental, organizado pela equipe do NTE de Rolim de Moura. O coordenador do LIE foi entrevistado pela TV local. Acesse o Link abaixo para assistir a entrevista.




Socialização do Projeto "Resgatando Histórias e Aprendendo com a Diversidade Cultural"

Dia 13 de Novembro foi realizado um show de músicas raízes no encerramento do projeto "Resgatando Histórias e Aprendendo com a Diversidade Cultural". Os convidados foram os violeiros Anísio, Gilon, Benedito e o sanfoneiro Moraizinho que prepararam um repertório somente com melodias raízes que trazem mensagens de vida em suas letras. O show durou aproximadamente 01:20h, atendendo alguns pedidos dos alunos,  professores e pais. As turmas envolvidas no projeto são os 1° anos "A" e "B"; 2° anos "A", "B" e "C"; 3º anos "A" e "B". A socialização foi realizada para toda comunidade escolar, sendo prestigiada por todas as turmas, alguns pais, professores e demais servidores. O projeto foi um sucesso, parabéns para os professores idealizadores e aos alunos que não mediram esforços para colocar todas as ações em prática. A Escola Rocha Pombo agradece aos violeiros Anísio, Gilon, Benedito e o sanfoneiro Moraizinho por terem aceitado o convite e terem realizado esse espetáculo maravilhoso.







PROJETO “ESCOLA SUSTENTÁVEL – MINHA ESCOLA É DIFERENTE!”

Durante todo ano letivo a equipe gestora da escola estadual Rocha Pombo de Nova Brasilandia D’ Oeste em parceria com a comunidade, alunos, professores e demais funcionários desenvolveram o projeto “Escola Sustentável -  “Minha Escola é Diferente!” com o objetivo de  implementar práticas sustentáveis na escola e na comunidade  respeitando o meio ambiente,formando multiplicadores conscientes no ambiente escolar. A professora de Geografia Silva Marreco Dutra coordenou as ações de 6º ao 9º ano e cada professor dos anos iniciais desenvolveram ações de sustentabilidade. A gestora Marcia Holz afirma que o projeto  proporcionou  mudança de atitude dos alunos, possíveis colaborações sobre a preservação do meio ambiente, onde os alunos foram multiplicadores e principalmente, reuniram a vontade de transformar o ambiente, fazendo com que fique mais agradável, colocando a “mão na massa” e realizando diversas ações, onde as principais foram: horta suspensa de hortaliças visando à conscientização da não utilização de remédios químicos para dores de cabeças mal estar entre outros; Reaproveitamento das cascas, de alimentos e restos de alimentos para adubo da escola fazendo uma compoteira de resíduos orgânicos; Reciclagem de garrafas PETI para fabricação de vasos para plantas ornamentais, construindo um jardim suspenso; Canteiro de pneus coloridos próximo ao muro da quadra para evitar a erosão enxurrada da chuva e plantios de grama em torno da escola. A equipe Gestora parabeniza todos os alunos, professores, comunidade e demais funcionários que se empenharam para a execução do projeto “ Escola Sustentável - Minha Escola é Diferente”, pois são de iniciativas como essa que precisamos para transformar senão o mundo, mas o local onde vivemos. 




PROJETO CIRCO NA ESCOLA
A Escola Rocha Pombo de Nova Brasilândia através das  professoras Ivone do 5º ano e a Adriana de 6º ao 8º  ano desenvolveu mais um projeto educacional  "O Circo Saltimbancos", que foi apresentado para todos os alunos da escola no dia 11 de Outubro em homenagem ao dia das crianças. Os objetivos do projeto  foram estimular os alunos a se expressarem em público desenvolvendo a leitura e oralidade,  aprenderem a produzirem os seus próprios espetáculos,  desenvolver  o gosto pela diversidade,  mergulhando no mundo da imaginação e fantasia, oportunizando a expressão de sua criatividade e participação por meio de diferentes atividades. Os pais e demais membros da comunidade foram convidados a prestigiarem o espetáculo. A equipe gestora parabeniza as professoras e alunos por  esta iniciativa e frisa a importância de projetos inovadores serem desenvolvidos nas escolas para o estímulo da aprendizagem e desenvolvimentos das habilidade dos alunos e a baixa do índice de evasão.




PROJETO CRIANDO E RECRIANDO COM A GEOMETRIA
No dia 30 de Setembro a professora Rosangela do 3º ano A,  realizou uma feira de exposição dos trabalhos realizados durante a execução do Projeto Criando e Recriando com a Geometria . Os objetos confeccionados pelos alunos foram expostos no pátio escolar para toda comunidade, que vieram prestigiar as inovações dos alunos. A feira foi um sucesso! Parabéns a todos que se empenharam na realização deste projeto.





FESTA DA PRIMAVERA
No dia 27 de Setembro do decorrente ano a Escola Rocha Pombo realizou a 3º "Festa da Primavera", destinada a toda comunidade escolar. Durante a semana, professores alunos e demais funcionários da escola decoraram o ambiente para que a nossa festa fosse bem colorida. No dia houve várias apresentações culturais por parte dos alunos e coordenadas pelos professores do Ensino Regular e Monitores do Programa Mais Educação. Nesse dia também foi coroado o rei e rainha da festa da primavera. Os alunos também puderam se deliciar com doces e salgados preparados na própria cozinha da escola. Durante a festa teve vários momentos de descontração como brincadeiras, danças e sorteios de brindes. Gostaríamos de agradecer aos patrocinadores das premiações do Concurso das Rainhas e Reis da  Primavera que foram a Farmácia Popular e Bizu Auto Center. A Equipe Gestora agradece a todos os funcionários da escola que não mediram esforços para que tudo saísse da melhor maneira possível. Gostaríamos de agradecer também a presença de todos os pais que se deslocaram de suas casas para verem as apresentações de seus filhos. Ao colaboradores e amigos da Escola(DJ RONI) nossos sinceros agradecimentos. Segue abaixo as fotos do Evento. 








Em breve mais projetos trabalhados em nossa escola!

3 comentários:

  1. Que viagem!
    Fui aluno dessa escola no ano da sua inauguração (1986), até 1991.
    Lembro das aulas de técnicas agrícolas que a gente cultivava uma horta nos fundos da escola.
    Meu primeiro professor aí se chamava Alcides Raimundo do Nascimento.

    ResponderExcluir
  2. Gente quanta saldade dessa escola essas fotos me trouxeram tantas lembranças simplesmente amo essa escola ❤❤❤

    ResponderExcluir
  3. Estudei nessa escola, morava perto vi a construção dela ,quantas saudades

    ResponderExcluir