quinta-feira, 8 de maio de 2014

APROPRIAÇÃO DO RESULTADO DO SAERO 2013

No dia 09 de Abril de 2014, realizou-se no Laboratório de Informática Educacional da E.E.E.F. Rocha Pombo localizada no Município de Nova Brasilândia D’ Oeste/RO a Oficina de Divulgação e Apropriação dos Resultados do SAERO(Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia) 2013 mediada pela diretora Marcia. Houve a participação de toda equipe gestora e pedagógica, professores de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, técnicos e alguns monitores do Programa Mais Educação. Iniciamos a oficina com um oração de agradecimento a Deus pelas bençãos derramadas sobre esta equipe e em seguida a diretora parabenizou a todos que direta ou indiretamente trabalharam para os resultados que aqui serão apresentado, agradecendo a todos pelo empenho. Colocou a importância da participação de todos nesta oficina que deverá ser realizada em todas as escola Estaduais de Rondônia. Apresentamos o vídeo sobre a realidade de uma escola do Paraná. Após o vídeo a diretora falou do objetivo do SAERO, apresentado em Slide os passos que a oficina seguiria e assim, foi proposta a 1ª atividade onde os participantes foram divididos em grupo por ano escolar e disciplinas com o objetivo de analisar os resultados de proficiência média e de participação do SAERO no ano de 2013. Após a análise e discussão no grupo ocorreu a socialização dos dados referente às disciplinas de português e matemática, classificando os níveis da escola em abaixo do básico, básico, adequado e avançado. Os deveriam expor as proficiencia e ainda dividir com o grupo o que eles acreditavam que levou a elevar ou a baixar as proficiências. Em seguida a equipe Gestora da Escola ofereceu um coffee break aos participantes. Interpretaram pedagogicamente os resultados por meio da escala de proficiência. Cada grupo com uma tabela de escala fez o cálculo de quantos dos seus alunos ficaram em cada nível verificando que alguns anos escolares com o trabalho realizado a porcentagem de alunos abaixo do básico e no padrão básico foram zerados existindo somente alunos no padrão adequado e mais de 70% dos alunos no padrão avançado, o que deixou toda equipe muito satisfeita com os resultados.Antes de iniciarem o PIPE assistiram o video da escola de FOZ do Igaçu com o melhor IDEB do BRASIL. Após todo debate, iniciaram a elaboração em equipe um quadro de intervenções de 1º ao 5º e outro de 6º ao 9ºano com ações a serem realizadas pelos professores em sala de aula para baixar o percentual de alunos no nível abaixo do básico nas turmas que ainda existem.Esse quadro ficará exposto na sala dos professores para conhecimento de todos e execução das ações. Foi discutido sobre o que a escola esta fazendo para melhorar a qualidade de ensino desses alunos e os resultados das avaliações do SAERO. Discutiu-se também sobre os alunos com deficiência intelectual sem laudo que tem dificuldade de aprendizagem podendo influenciar no resultado. Foi debatido nos grupos por alguns minutos e lembrado aos professores de 1º ao 9º ano continuar nas ações o trabalho com descritores com os estudantes de todos os anos escolares,pois percebe-se que tem dado excelentes resultados. Em seguida em pequenos grupos por ano escolares os professores juntamente com a equipe pedagógica e gestora passaram a elaborar o PIPE (Plano de Intervenção PEdagógica). Este PIPE será socializado com toda comunidade Escolar na próxima semana e caso tenham algumas sugestões para melhora deste grande planejamento de ações o mesmo será adaptado. A diretora realizou o encerramento da oficina e salientou que as ações planejadas devem ser trabalhadas e colocadas em prática para que não fiquem somente no papel e possam trazer os resultados esperados. Agradeceu a participação de todos e frisou: "Acredito que com este trabalho desenvolvido na escola, com as ações propostas durante este grande debate, os resultados alcançados com as avaliações em larga escala, tanto SAERO, quanto IDEB sejam melhores a cada ano." Podemos concluir que a oficina foi realizada com sucesso, onde todos os participantes se empenharam em realizar as atividades propostas, cumpriram todas as etapas previstas, tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas, ter conhecimento a respeito dos níveis que a escola se encontra e formular um plano de intervenção para a melhoria dos índices apresentados, já que o SAERO é uma avaliação de larga escala que vem para somar as políticas públicas, com a finalidade de detectar deficiências, e promover orientação, planejamento e intervenção, objetivando uma educação pública de excelência.






















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